Rocketseat

Desafio Prático - Planejador de Viagens

Desafio Prático - Planejador de Viagens

Conheça o projeto

Crie um aplicativo Android chamado "Planejador de viagens", que ajude o usuário a planejar o custo de uma viagem com base em informações simples sobre o veículo e o preço do combustível. O objetivo é guiar o usuário por um fluxo de preenchimento e exibir o resultado final.

Instruções

Estrutura, regras e requisitos do projeto

1. Estrutura inicial

  • Crie um projeto com Kotlin utilizando os conteúdos vistos até aqui como base para criar as interfaces.
  • O aplicativo deve implementar corretamente todas as funcionalidades abaixo.

2. Funcionalidades obrigatórias

📱 Tela Inicial

  • Mostre um botão "Começar" para iniciar o planejamento da viagem.
  • Exiba uma mensagem introdutória, como "Calcule o custo estimado de sua próxima viagem!".

🚗 Fluxo de preenchimento

Divida o preenchimento em três telas ou etapas, seguindo as seguintes orientações:

  • Etapa 1: Insira a distância a ser percorrida (em km).
  • Etapa 2: Insira o consumo médio do veículo (em km/L).
  • Etapa 3: Insira o preço médio do combustível (por litro).

Cada etapa deve ter um campo para entrada de dados e os botões "Próximo" e "Voltar".

🗺️ Tela de resultado

Mostre o custo estimado da viagem, calculado pela fórmula:

Custo = (Distância ÷ Consumo) × Preço do Combustível.

Exemplo de resultado:

Consumo: 10 km/L Preço do Combustível: R$ 6,50 Custo Total Estimado: R$ 325,00

Abaixo, deve haver um botão "Planejar Outra Viagem" para reiniciar o fluxo.


3. Desenvolvendo o projeto

Para desenvolver esse projeto, recomendamos utilizar as principais ferramentas que utilizamos durante a formação até aqui.

Caso você tenha alguma dificuldade você pode ir no nosso fórum e deixar sua dúvida por lá!

Após terminar o desafio, caso você queira, você pode tentar dar o próximo passo e deixar a aplicação com a sua cara. Tente adicionar novas funcionalidades para ir além, como permitir que o usuário consulte cálculos anteriores e valide cada etapa do fluxo 🚀


4. Entrega

Lembre-se que o intuito de um desafio é te impulsionar, por isso, dependendo do desafio, pode ser que você precise ir além do que foi discutido em sala de aula. Mas isso não é algo ruim: ter autonomia para buscar informações extras é uma habilidade muito valiosa e vai ser ótimo pra você treinar ela aqui com a gente!

E lembre-se: tenha calma! Enfrentar desafios faz parte do seu processo de aprendizado!

Após concluir o desafio, você deve enviar a URL do seu código no Github.

Além disso, que tal fazer um post no LinkedIn compartilhando o seu aprendizado e contando como foi a experiência?

É uma excelente forma de demonstrar seus conhecimentos e atrair novas oportunidades!

Obs: Se você se sentir à vontade, pode postar um print do resultado final e nos marcar! Vai ser incrível acompanhar a sua evolução! 💜


Feito com 💜 por Rocketseat 👋

Tarefas

Use este checklist para ajudar a organizar a sua entrega

Projetos relacionados