Neste projeto, você desenvolverá um sistema básico para gerenciar o empréstimo de livros em uma biblioteca. O foco será na listagem de livros disponíveis e na funcionalidade de empréstimo.
Estrutura, regras e requisitos do projeto
Este projeto é uma ótima oportunidade para aplicar e expandir seus conhecimentos em Java, colocando em prática os conceitos de classes, objetos, listas e interação com o usuário.
Você irá desenvolver um sistema de console para gerenciar o empréstimo de livros de uma biblioteca. O programa deverá interagir com o usuário, permitindo que ele veja os livros disponíveis e realize o empréstimo de um deles.
id, informar o próprio nome e, assim, registrar o empréstimo. O sistema deve confirmar a operação com uma mensagem de sucesso e marcar o livro como indisponível.O projeto será dividido em algumas classes simples para manter a organização. Aqui estão as classes principais e suas funcionalidades:
Uma dica para estruturar a classe Biblioteca:
private List<Livro> livros = new ArrayList<>(); private List<Autor> autores = new ArrayList<>(); private List<Emprestimo> emprestimos = new ArrayList<>();
Para levar seu projeto a um próximo nível, considere expandir as funcionalidades. Aqui estão algumas ideias que misturam texto e listas para melhor organização:
Substitua a pergunta inicial simples por um menu completo que ofereça múltiplas opções. Isso tornará seu sistema mais dinâmico e funcional. Uma nova funcionalidade seria permitir o cadastro de um novo livro em tempo real, onde o sistema solicitaria ao usuário que inserisse todos os parâmetros do livro, que ficaria imediatamente disponível para empréstimo.
Vá além do básico, criando um sistema de clientes para gerenciar quem pega os livros.
Cliente com atributos como id, nome e email.Facilite a vida do usuário com ferramentas de pesquisa mais poderosas. Em vez de apenas listar todos os livros de uma vez, adicione a capacidade de:
Este projeto é uma ótima oportunidade para aplicar e expandir seus conhecimentos em Java, colocando em prática os conceitos de classes, objetos, listas e interação com o usuário.
Você irá desenvolver um sistema de console para gerenciar o empréstimo de livros de uma biblioteca. O programa deverá interagir com o usuário, permitindo que ele veja os livros disponíveis e realize o empréstimo de um deles.
id, informar o próprio nome e, assim, registrar o empréstimo. O sistema deve confirmar a operação com uma mensagem de sucesso e marcar o livro como indisponível.O projeto será dividido em algumas classes simples para manter a organização. Aqui estão as classes principais e suas funcionalidades:
Uma dica para estruturar a classe Biblioteca:
private List<Livro> livros = new ArrayList<>(); private List<Autor> autores = new ArrayList<>(); private List<Emprestimo> emprestimos = new ArrayList<>();
Para levar seu projeto a um próximo nível, considere expandir as funcionalidades. Aqui estão algumas ideias que misturam texto e listas para melhor organização:
Substitua a pergunta inicial simples por um menu completo que ofereça múltiplas opções. Isso tornará seu sistema mais dinâmico e funcional. Uma nova funcionalidade seria permitir o cadastro de um novo livro em tempo real, onde o sistema solicitaria ao usuário que inserisse todos os parâmetros do livro, que ficaria imediatamente disponível para empréstimo.
Vá além do básico, criando um sistema de clientes para gerenciar quem pega os livros.
Cliente com atributos como id, nome e email.Facilite a vida do usuário com ferramentas de pesquisa mais poderosas. Em vez de apenas listar todos os livros de uma vez, adicione a capacidade de:
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Confira os resultados esperados do projeto

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